terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

LITURGIA DIARIA - TEÇA-FEIRA, 22/02/2011

Branco. Cátedra de São Pedro, Apóstolo Festa

1ª Leitura - 1Pd 5,1-4
Eu, presbítero como eles,
testemunha dos sofrimentos de Cristo.
Leitura da Primeira Carta de São Pedro 5,1-4
Caríssimos: 1Exorto aos presbíteros que estão entre vós,eu, presbítero como eles,testemunha dos sofrimentos de Cristoe participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós;cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso;não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados,mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo,recebereis a coroa permanente da glória. Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 22 (23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)
R. O Senhor é o pastor que me conduz,
não me falta coisa alguma.

1O Senhor é o pastor que me conduz;*

não me falta coisa alguma.

2Pelos prados e campinas verdejantes*

ele me leva a descansar.

Para as águas repousantes me encaminha,*

3ae restaura as minhas forças.R.

3b
Ele me guia no caminho mais seguro,*
pela honra do seu nome.

4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,*

nenhum mal eu temerei.

Estais comigo com bastão e com cajado,*

eles me dão a segurança!R.

5
Preparais à minha frente uma mesa,*
bem à vista do inimigo;

com óleo vós ungis minha cabeça,*

e o meu cálice transborda.R.

6
Felicidade e todo bem hão de seguir-me,*
por toda a minha vida;

e, na casa do Senhor, habitarei*

pelos tempos infinitos.R.


Evangelho - Mt 16,13-19
Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19
Naquele tempo: 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipee ali perguntou aos seus discípulos:"Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14Eles responderam:"Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou:"E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu:"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse:"Feliz es tu, Simão, filho de Jonas,porque não foi um ser humano que te revelou isso,mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro,e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus;tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". Palavra da Salvação.


Reflexão - Mt 16, 13-19
Os valores que Jesus pregou durante toda a sua vida e que chegaram até nós graças ao trabalho apostólico não podem ser somente objetos do nosso conhecimento, mas precisam ser encarnados na nossa vida e na nossa história. Esses valores precisam de uma mediação institucional para fazer parte da vida das pessoas. Jesus Cristo escolheu como mediação para essa encarnação a Igreja, conforme nos revela o Evangelho de hoje. Deste modo, fica claro para todos nós qual é o papel da Igreja e de todos os seus membros no processo de construção do Reino de Deus, como também a responsabilidade de todos no sentido de procurar fazer com que cada vez mais a Igreja seja fiel aos ensinamentos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Searchles Related Content